Doentes com múltiplas patologias vão ter planos individuais de saúde
foto de "DR" | 17.11.2016
Projeto-piloto será lançado em 30 unidades
Os pacientes com múltiplas patologias e que mais recorrem aos serviços de saúde vão ter um plano de cuidados individual que deve ser subscrito pelos vários profissionais que seguem o doente.
De acordo com Constantino Sakellarides, consultor do ministro da Saúde, a ideia vai avançar primeiro como um projeto-piloto em cerca de 30 unidades de saúde.
Segundo a notícia avançada pela agência Lusa, o plano individual de saúde deve ser subscrito por todos os cuidadores do doente, envolvendo os vários níveis, desde os cuidados de saúde primários, aos hospitalares e aos continuados, se for o caso. O objetivo é criar planos individuais para os doentes com diversas patologias e que são simultaneamente os que mais usam os serviços de saúde.
À margem da sessão «Saúde que Conta, uma Estratégia Nacional para a Literacia em Saúde», que decorreu no passado dia 15, em Lisboa, Constantino Sakellarides explicou ainda que as unidades de saúde que apostem nestes planos individuais e direcionados terão benefícios financeiros a nível da contratualização com o Ministério da Saúde.
Calcula-se que cerca de 10% da população se encaixe no perfil de utente com multipatologia e que sobreutiliza os serviços de saúde.
Os pacientes com várias patologias e que mais recorrem aos serviços de saúde vão ter um plano de cuidados individual que deve ser subscrito pelos vários profissionais que seguem o doente, avançou Constantino Sakellarides, consultor do ministro da Saúde
O consultor considera que o sistema de saúde não pode continuar fragmentado nos vários níveis de cuidados e que tem de facilitar o percurso dos utentes por esses vários patamares, acreditando que no futuro todos os utentes deverão ter um plano individual de saúde que integre os diferentes tipos de cuidados.
16tm46Q
17 de Novembro de 2016
1646Pub4f16tm46Q
Publicada originalmente em www.univadis.pt
De acordo com Constantino Sakellarides, consultor do ministro da Saúde, a ideia vai avançar primeiro como um projeto-piloto em cerca de 30 unidades de saúde.
Segundo a notícia avançada pela agência Lusa, o plano individual de saúde deve ser subscrito por todos os cuidadores do doente, envolvendo os vários níveis, desde os cuidados de saúde primários, aos hospitalares e aos continuados, se for o caso. O objetivo é criar planos individuais para os doentes com diversas patologias e que são simultaneamente os que mais usam os serviços de saúde.
À margem da sessão «Saúde que Conta, uma Estratégia Nacional para a Literacia em Saúde», que decorreu no passado dia 15, em Lisboa, Constantino Sakellarides explicou ainda que as unidades de saúde que apostem nestes planos individuais e direcionados terão benefícios financeiros a nível da contratualização com o Ministério da Saúde.
Calcula-se que cerca de 10% da população se encaixe no perfil de utente com multipatologia e que sobreutiliza os serviços de saúde.
Os pacientes com várias patologias e que mais recorrem aos serviços de saúde vão ter um plano de cuidados individual que deve ser subscrito pelos vários profissionais que seguem o doente, avançou Constantino Sakellarides, consultor do ministro da Saúde
O consultor considera que o sistema de saúde não pode continuar fragmentado nos vários níveis de cuidados e que tem de facilitar o percurso dos utentes por esses vários patamares, acreditando que no futuro todos os utentes deverão ter um plano individual de saúde que integre os diferentes tipos de cuidados.
16tm46Q
17 de Novembro de 2016
1646Pub4f16tm46Q
Publicada originalmente em www.univadis.pt
Doentes com múltiplas patologias vão ter planos individuais de saúde