Ministério reforça papel da Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica
por Teresa Mendes | foto de "DR" | 23.02.2017
Tutela nomeia Carlos Alberto Lima Alves como presidente da CNFT
O Ministério da Saúde nomeou os membros da Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica (CNFT) e reforçou o papel desta equipa no âmbito da monitorização do consumo e utilização dos medicamentos, bem como no estabelecimento de critérios de utilização, segundo despachos publicados hoje no Diário da República.
De acordo com os diplomas, a Comissão será presidida pelo médico e presidente da Comissão de Farmácia e Terapêutica do Centro Hospitalar de São João, Carlos Alberto Lima Alves. Nadine Ferrão Gonçalves, farmacêutica e membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, foi nomeada vice-presidente.
A CNFT terá como principais funções «assegurar a articulação e a partilha de informação entre as Comissões de Farmácia Terapêutica dos Hospitais do SNS e das Administrações Regionais de Saúde (ARS)», bem com «promover a elaboração e aprovar os critérios de utilização de medicamentos, a incluir no Formulário Nacional de Medicamentos (FNM)».
O Ministério da Saúde nomeou os membros da Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica e reforçou o papel desta equipa no âmbito da monitorização do consumo e utilização dos medicamentos, bem como no estabelecimento de critérios de utilização
Para além disso, deverá elaborar protocolos de utilização de medicamentos, monitorizar o seu cumprimento, elaborar «estratégias efetivas de promoção da utilização racional do medicamento, transversais e de integração dos diferentes níveis de cuidados de saúde» e, por fim, emitir os pareceres que lhe sejam solicitados pelo Infarmed, estabelece a tutela.
Os despachos podem ser consultados aqui e aqui
17tm08P
23 de Fevereiro de 2017
1708Pub5f17tm08P
Publicada originalmente em www.univadis.pt
De acordo com os diplomas, a Comissão será presidida pelo médico e presidente da Comissão de Farmácia e Terapêutica do Centro Hospitalar de São João, Carlos Alberto Lima Alves. Nadine Ferrão Gonçalves, farmacêutica e membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, foi nomeada vice-presidente.
A CNFT terá como principais funções «assegurar a articulação e a partilha de informação entre as Comissões de Farmácia Terapêutica dos Hospitais do SNS e das Administrações Regionais de Saúde (ARS)», bem com «promover a elaboração e aprovar os critérios de utilização de medicamentos, a incluir no Formulário Nacional de Medicamentos (FNM)».
O Ministério da Saúde nomeou os membros da Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica e reforçou o papel desta equipa no âmbito da monitorização do consumo e utilização dos medicamentos, bem como no estabelecimento de critérios de utilização
Para além disso, deverá elaborar protocolos de utilização de medicamentos, monitorizar o seu cumprimento, elaborar «estratégias efetivas de promoção da utilização racional do medicamento, transversais e de integração dos diferentes níveis de cuidados de saúde» e, por fim, emitir os pareceres que lhe sejam solicitados pelo Infarmed, estabelece a tutela.
Os despachos podem ser consultados aqui e aqui
17tm08P
23 de Fevereiro de 2017
1708Pub5f17tm08P
Publicada originalmente em www.univadis.pt
Ministério reforça papel da Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica