XIII Congresso Nacional de Neurorradiologia vai homenagear Egas Moniz

19.05.2017

Encontro decorre de 1 a 4 de junho, em Estarreja
A Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia (SPNR) organiza, entre os dias 1 e 4 de junho, o XIII Congresso Nacional de Neurorradiologia, que este ano vai homenagear Egas Moniz pelos 90 anos desde a realização da sua primeira angiografia cerebral.
O evento, que terá lugar em Estarreja, está integrado na primeira edição da Brain Week – Semana do Cérebro e da Neurorradiologia.

Pedro de Melo Freitas, presidente da Brain Week e membro da direção da SPNR, explica que «a integração do Congresso anual de Neurorradiologia nesta Semana do Cérebro vai permitir aos participantes usufruir de todas as valências, cursos, colóquios, workshops, mas também de outros eventos relacionados de índole científico-cultural e artística».

«Ao comemorar o 90.º aniversário da primeira angiografia cerebral, o Congresso deste ano pretende homenagear Egas Moniz e enaltecer a Neurorradiologia como um todo.
Ano após ano o objetivo mantém-se: reunir a comunidade científica em torno de um programa diversificado e multidisciplinar», afirma Pedro Vilela, presidente da SPNR.

No primeiro dia do encontro decorre, entre outros, o Curso de Atualização em Neurorradiologia Clínica e o VII Seminário de Física Médica, subordinado ao tema «Radiocirurgia do SNC: a Física Médica no suporte à imagem, diagnóstico e terapia».
Os índices de qualidade em radiocirurgia, a imagem multimodal em epilepsia e as incertezas no planeamento da radiocirurgia com partículas são outros dos temas em discussão.

Ao longo do segundo dia serão muitos os tópicos em análise, desde a importância da ressonância magnética (RM) no tratamento das doenças vasculares intracranianas e a abordagem das malformações vasculares congénitas, passando pela imagem nos conflitos neurovasculares.

O dia ficará também marcado pela apresentação do livro «The legacy of Egas Moniz in present-day Neuroradiology – a global perspective, 90 years after the first cerebral angiography», bem como pela atribuição do Prémio Egas Moniz em Neurorradiologia.

No terceiro dia a organização destaca a sessão sobre as novas recomendações da ESO para as tromboses venosas cerebrais e para a entrega do Prémio Paulo Mendo, que todos os anos distingue a melhor comunicação científica do Congresso.

O Congresso Nacional de Neurorradiologia encerra ao quarto dia com o III Curso Hands-On de Imagem Multimodal.

O evento é organizado em parceria com o Brain Imaging Network (BIN), o Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS), a Universidade de Aveiro e UNAVE – Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro.
Conta ainda com o apoio institucional de dois parceiros internacionais: a Sociedade Brasileira de Neurorradiologia (SBNR) e a European Society of Neuroradiology (ESNR).

«Ao comemorar o 90.º aniversário da primeira angiografia cerebral, o Congresso deste ano pretende homenagear Egas Moniz e enaltecer a Neurorradiologia como um todo», afirma Pedro Vilela, presidente da SPNR

O programa está disponível aqui

Mais informações sobre a Brain Week 

17tm21T
19 de Maio de 2017
1721Pub4f17tm21T

Publicada originalmente em www.univadis.pt

E AINDA

por Teresa Mendes | 15.07.2019

 Governo autoriza abertura de mais 446 camas de cuidados continuados

 O Governo autorizou a abertura de mais 446 camas de cuidados continuados integrados, que podem come...

por Teresa Mendes | 15.07.2019

 Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral 2019 está em discussão pública

 A Direção-Geral da Saúde (DGS) colocou em discussão pública, até ao próximo dia 1 de agosto, o Prog...

por Teresa Mendes | 15.07.2019

 Apifarma lança «Prémio Cidadania em Saúde»

No âmbito das comemorações dos seus 80 anos, a Apifarma instituiu o «Prémio Cidadania em Saúde», que...

por Teresa Mendes | 12.07.2019

 Foram aprovados mais do dobro de medicamentos inovadores no primeiro semes...

O Infarmed informou, esta quinta-feira, que no primeiro semestre de 2019 foram «concluídos 61 proces...

por Teresa Mendes | 12.07.2019

 Saúde Mental é o «parente pobre da saúde em Portugal»

O Relatório de Primavera 2019, do Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS), considera que...

por Teresa Mendes | 12.07.2019

 Em Portugal «reina o mais profundo silêncio» sobre o VIH/Sida

Internacionalmente vive-se um período de entusiasmo e mobilização em torno do objetivo definido pelo...

A reprodução total ou parcial deste site é proibida,
excepto se autorizada expressa e previamente pela Impremédica, Imprensa Médica, Lda.,
nos termos da legislação em vigor.