Portugueses não sabem o que são dispositivos médicos

16.06.2017

MedTech Week pretende reconhecer o valor das tecnologias de saúde
O desconhecimento geral dos portugueses sobre a importância dos dispositivos médicos para a saúde e qualidade de vida, motivou a participação da Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED) na MedTech Week - Semana Europeia dos Dispositivos Médicos -, pelo terceiro ano consecutivo. 

A iniciativa, promovida pela MedTech Europe, pretende reconhecer o contributo das tecnologias da saúde para a vida de milhares de doentes, familiares, médicos e outros profissionais de saúde e decorrerá de 19 a 23 de junho, em vários países em simultâneo.

O setor dos dispositivos médicos representa 1200 milhões de euros para a economia nacional. A nível europeu, falamos de uma indústria que regista mais de 500 mil produtos, conta com mais de 25 mil empresas e emprega cerca de 575 mil pessoas. 

Apesar do impacto destes números, «a maioria da população não sabe o que é um dispositivo médico e desconhece que alguns deles podem salvar vidas e são fundamentais para o diagnóstico e tratamento de muitas doenças e emergências médicas», alerta Antonieta Lucas, presidente da APORMED, num comunicado à Imprensa.

A responsável sublinha que as empresas de dispositivos médicos «contribuem para a sustentabilidade dos sistemas de saúde e as suas atividades e devem ser vistas como fonte de receita e não somente de despesa, como desenvolvimento da economia, da empregabilidade e da capacidade exportadora, que no caso desta indústria, atinge já 268 milhões de euros».

Algumas das atividades que a APORMED vai implementar em Portugal ao longo da MedTech Week incluem: um vox pop para avaliar o conhecimento dos portugueses sobre dispositivos médicos, um vídeo com testemunhos de doentes cujas vidas mudaram graças às tecnologias de saúde e um quizz interativo com perguntas sobre este tipo de dispositivos.

A iniciativa, promovida pela MedTech Europe, pretende reconhecer o contributo das tecnologias da saúde para a vida de milhares de doentes, familiares, médicos e outros profissionais de saúde e decorrerá de 19 a 23 de junho, em vários países em simultâneo 

Para ter acesso a esses vídeos e conhecer factos relevantes sobre o setor, bem como consultar os eventos agendados em toda a Europa, para partilhar o valor dos dispositivos médicos junto da sociedade, basta consultar este  link 

17tm25P
16 de Junho de 2017
1715Pub6f17tm25P

Publicada originalmente em www.univadis.pt 

E AINDA

23.02.2018

«Mais do que discursos, queremos é ações»

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) anunciou esta quinta-feira, em conferência de Imprensa...

23.02.2018

Criado e-mail para receber denúncias sobre as deficiências do SNS

A Ordem dos Médicos (OM) entregou esta quinta-feira, na Comissão Parlamentar de Saúde (CPS), uma car...

23.02.2018

Quatro canais de televisão unem-se em campanha do Governo sobre riscos do a...

O humorista Herman José, a atriz Joana Solnado e o ator Lourenço Ortigão aceitaram o desafio de part...

por Teresa Mendes | 22.02.2018

Nomeada nova diretora executiva do Plano Nacional da Saúde

Maria de Fátima Quitério, assistente graduada da carreira médica de saúde pública, do mapa de pessoa...

22.02.2018

Processo para abrir concurso para 700 jovens médicos está nas Finanças

Após ter dito em janeiro que os concursos para os mais de 700 médicos recém-especialistas iam ser ab...

22.02.2018

Hospital Monsanto inaugurado

O Hospital Monsanto foi esta quinta-feira inaugurado, em Alfragide, Lisboa.<br /> A infraestrutura,...

A reprodução total ou parcial deste site é proibida,
excepto se autorizada expressa e previamente pela Impremédica, Imprensa Médica, Lda.,
nos termos da legislação em vigor.