Lançado abaixo-assinado «Pelo Joãozinho»

07.09.2018

Manifesto conta com o apoio do bastonário da OM e do presidente do FCP
O movimento cívico «Pelo Joãozinho» lançou esta quinta-feira um abaixo-assinado alegando que está na altura de acabar com o impasse e avançar de imediato com a construção da nova ala pediátrica do Hospital de São João.

O manifesto conta com o apoio do bastonário da Ordem dos Médicos, do arquiteto Siza Vieira e do presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa, entre outras personalidades.

Este último, presente na apresentação da iniciativa, salientou que está nesta «causa há muitos anos» e perguntou, em tom de desafio, como é que os governantes do país conseguem «dormir descansados e de consciência tranquila» sabendo que há crianças que dormem em contentores.

O porta-voz do movimento, o jornalista Júlio Roldão, explicou que o que reclamam do Governo são as ações necessárias ao desbloqueamento do processo e ao imediato início das obras, em favor «do supremo e inadiável valor» que são as crianças, a saúde das crianças do Porto, da região e do país.

«Ninguém quererá que a nova ala pediátrica do Hospital São João, já dotada de financiamento, possa eternizar-se sem qualquer avanço. Os dez anos que leva de instalações precárias em contentores adaptados para três anos de vida são muito tempo», afirmou.

Recorde-se que o projeto, denominado «Joãozinho», está orçado em cerca de 22 milhões de euros.
O hospital tem cerca de 19 milhões de euros depositados numa conta, mas falta luz verde das Finanças para que os possa utilizar.

O presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa, perguntou, em tom de desafio, como é que os governantes do país conseguem «dormir descansados e de consciência tranquila» sabendo que há crianças que dormem em contentores

Em junho, o presidente do centro hospitalar afirmou que o problema do centro ambulatório pediátrico, que inclui o hospital de dia da pediatria oncológica, ficou resolvido, alertando, contudo, que «continua a faltar, como é público, as instalações do internamento pediátrico para o qual ainda não temos solução à vista».

Júlio Roldão afirmou que a recolha de assinaturas decorre até dia 7 de outubro e visa recolher o apoio de cidadãos que retrate ao Governo de António Costa, à Assembleia da República e à Presidência da República a «justeza e urgência» desta obra.

Os interessados em assinar o documento podem fazê-lo na sede da Associação de Jornalistas Homens de Letras do Porto, nas livrarias Académica e Unicepe, na Feira do Livro, no Porto, que começa hoje, dia 7, pedi-lo pelo e-mail pelojoaozinho@gmail.com ou aceder ao manifesto no blogue http://pelojoaozinho.blogspot.com/

Haverá outras iniciativas com o mesmo intuito, como a apresentação do conto de Augusto Baptista «O lobo mau no hospital», na Feira do Livro do Porto, no dia 17, nos jardins do Palácio de Cristal.

Nesta adaptação da história do Capuchinho Vermelho, o lobo adoece e é tratado no Joãozinho. Associando-se à causa várias lojas da FNAC vão doar integralmente o valor da venda daquele livro para a construção da nova ala pediátrica. 

18tm36Q
07 de Setembro de 2018
1836Pub6f18tm36Q

Publicada originalmente em www.univadis.pt

E AINDA

por Teresa Mendes | 14.12.2018

USF Ilumina dá médico de família a 7200 utentes de S. Domingos de Rana

Foi hoje inaugurada a USF Ilumina, em São Domingos de Rana, numa cerimónia em que participaram o pre...

por Teresa Mendes | 14.12.2018

 Nova Lei de Bases da Saúde abre a porta à exclusividade no SNS

A proposta da Lei de Bases da Saúde, aprovada esta quinta-feira no Conselho de Ministros, abre a por...

por Teresa Mendes | 14.12.2018

 Enfermeiros pagos para continuar a fazer greve

O movimento de enfermeiros que recolhe fundos para a greve prolongada em blocos operatórios angariou...

por Teresa Mendes | 14.12.2018

Doenças respiratórias: Madeira tem maior taxa de mortalidade da Europa

O 13.º relatório do Observatório Nacional de Doenças Respiratórias (ONDR) mostra que as doenças resp...

13.12.2018

Marta Temido diz que «não abundam pediatras no país»

 O bastonário da Ordem dos médicos (OM) apelou esta quarta-feira à ministra da Saúde para que resolv...

por Teresa Mendes | 13.12.2018

CNS apresenta «Agenda para a Década» ao Presidente da República

O Conselho Superior da Convenção Nacional de Saúde (CNS) entregou esta terça-feira, ao Presidente da...

A reprodução total ou parcial deste site é proibida,
excepto se autorizada expressa e previamente pela Impremédica, Imprensa Médica, Lda.,
nos termos da legislação em vigor.