APDP desafia DGS a retomar formação nas escolas

foto de "DR" | 13.11.2018

Objetivo é garantir uma boa integração das crianças
Na véspera do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala amanhã, dia 14 de novembro, a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) lançou um desafio à Direção-Geral da Saúde (DGS) para que esta retome o programa de formação nas escolas sobre a diabetes de forma a garantir uma boa integração das crianças.

Em declarações à Lusa, o presidente da Associação, José Manuel Boavida, lembrou que durante anos a APDP teve o apoio da DGS para «poder ir às escolas fazer formação sempre que aparecia uma criança com diabetes e, juntamente com os pais, tentar que os professores e os colegas percebessem o que é a doença».

O endocrinologista defendeu que estas crianças «devem ser integradas» e, «como qualquer outra criança, queremos que façam absolutamente tudo».

Contudo, «devem estar conscientes para a existência de alguns e precaver para que nada ocorra, como normalmente não ocorre», sublinhou.

Na sua opinião, o programa da DGS poderia «ajudar muito a ultrapassar» esta situação «se equipas de profissionais pudessem ir às escolas desmitificar toda a complexidade do tratamento» da diabetes tipo 1, uma doença que atingia, em 2015, 3327 crianças e jovens portugueses, segundo dados do último relatório do Observatório Nacional da Diabetes.

Na véspera do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala amanhã, dia 14 de novembro, a APDP lançou um desafio à DGS para que esta retome o programa de formação nas escolas sobre a diabetes de forma a garantir uma boa integração das crianças 

«É muito mais uma questão de dar confiança aos professores e às escolas do que qualquer outra situação, pois não são precisos apoios especiais», reforçou o presidente da APDP.

«Tal como damos uma mão a qualquer pessoa que cai também podemos dar um pacote de açúcar que essa pessoa deve trazer no bolso», disse, defendendo que «o que é preciso é clarificar, esclarecer e criar condições de maior segurança nas escolas» para estas crianças.

Para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, a APDP realiza esta quarta-feira, pelas 17h30, na Sala de Arquivo dos Paços do Concelho de Lisboa, a conferência «Diabetes e Família», numa parceria com a Câmara Municipal de Lisboa (CML). 

A efeméride será, ainda, assinalada com uma ação de avaliação do risco de diabetes, que decorre na CML, em Entrecampos, entre as 09h00 e as 17h00.

Trata-se de uma ação aberta a toda a população que pretende aferir, através de um questionário médico, o risco de vir a desenvolver diabetes no futuro.

Já no dia 17 de novembro (sábado) irá realizar-se uma caminhada noturna pelo miradouro do Torel, a partir das 17h30, com partida e chegada à Praça do Município, terminando com a formação do círculo azul da diabetes.
 
18tm46H
13 de Novembro de 2018
1846Pub3f18tm46H

Publicada originalmente em www.univadis.pt

E AINDA

por Teresa Mendes | 14.06.2019

Rui Ivo volta a ser presidente do Infarmed

Rui Ivo é nomeado, pela segunda vez, presidente da direção do Infarmed.<br /> A nomeação do Conselh...

por Teresa Mendes | 14.06.2019

 Médicos estão cada vez mais receosos quando têm que denunciar insuficiênci...

Os profissionais de saúde têm «cada vez mais receio» de denunciar situações de insuficiências ou mau...

por Teresa Mendes | 14.06.2019

 IPO Lisboa apela à dádiva de sangue

No âmbito do Dia Mundial do Dador de Sangue, que se celebra esta sexta-feira, dia 14 de junho, o Ser...

14.06.2019

Taxas moderadoras nos centros de saúde com fim à vista

A proposta do Bloco de Esquerda que dita o fim das taxas moderadoras nos centros de saúde vai ser vo...

por Teresa Mendes | 12.06.2019

Médicos com alojamento assegurado para reforço de cuidados de saúde no verã...

 A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve vai assegurar residência aos médicos que queiram...

por Teresa Mendes | 12.06.2019

Argumentos que pretendem proibir PPP na saúde «não são razoáveis»

Numa altura em que foi adiada a votação do artigo sobre as PPP da Lei de Bases da Saúde para o próxi...

A reprodução total ou parcial deste site é proibida,
excepto se autorizada expressa e previamente pela Impremédica, Imprensa Médica, Lda.,
nos termos da legislação em vigor.