Maria de Belém arrasa Lei de Bases da Saúde «de» Marta Temido

por Teresa Mendes | 19.12.2018

Das 59 bases apresentadas restam apenas 28 bases 
Maria de Belém acusou esta terça-feira a ministra da Saúde de ter alterado profundamente o conteúdo original da proposta para a Lei de Bases da Saúde, que entregou ao Governo.

Segundo a coordenadora da comissão de revisão da Lei, das 59 bases apresentadas restam apenas 28, que estão agora em apreciação no Parlamento.

«O processo conduzido com toda a transparência, abrangência e participação foi considerado inadequado porque, entretanto, uma nova ministra resolveu achar que todo o trabalho que estava feito não estava de acordo com aquilo que considerava dever ser uma lei de bases.
Uma lei de bases não tem apenas princípios. Tem princípios, mas tem uma natureza vinculante para os diplomas», disse Maria de Belém num debate promovido pelo Partido Socialista para analisar a nova Lei de Bases da Saúde.

A antiga ministra da Saúde criticou ainda a posição que Marta Temido adotou no novo documento aprovado em Conselho de Ministros em relação ao sector da economia social.
«Nós referimo-nos sempre ao setor público, ao setor da economia social e ao setor privado. O setor da economia social não é o setor social.
O setor social é uma parte do setor da economia social e o Partido Socialista deve valorizar, e valorizou sempre, o setor da economia social.
Um outro aspeto, as determinantes sociais praticamente desaparecem, quando isso está inscrito no artigo da Constituição que define o direito à saúde», salientou no debate.

Maria de Belém acusou esta terça-feira a ministra da Saúde de ter alterado profundamente o conteúdo original da proposta para a Lei de Bases da Saúde, que entregou ao Governo. Segundo a coordenadora da comissão de revisão da Lei, das 59 bases apresentadas restam apenas 28 bases 

Por fim, Maria de Belém criticou a forma como a transparência do documento que ajudou a elaborar foi posta em causa. «Foi dito que a nossa proposta era muito extensa: 59 bases.
Uma proposta não se mede pela sua extensão, mas pelo seu conteúdo.

Queria recordar que a Lei de Bases da Segurança Social, elaborada pelo ministro Vieira da Silva há bastantes anos, tem 110 bases, a Lei de Bases do Património tem 115, a Lei de Bases do Sistema Educativo tem 67, a Lei de Bases do Desporto tem 52 e o projeto do PS para a Educação tem 88.
Isto não é uma questão da extensão, mas do conteúdo e se quando eu corto, corto no essencial, isto é a diferença entre cortar na gordura, cortar no músculo ou ir ao osso», afirmou.

Para a atual ministra, Marta Temido, que também esteve presente na reunião, a proposta do Governo «é uma lei ideologicamente coerente com o que é defendido pelo Governo e pelo PS».
«É uma lei que determina que o Estado tem um papel muito importante a favor da redução das desigualdades sociais», disse, acrescentando que a nova Lei «honra o legado» do «pai» do Serviço Nacional de Saúde, António Arnaut.

18tm51k
19 de Dezembro de 2018
1851Pub4f18tm51k

Publicada originalmente em www.univadis.pt

E AINDA

19.06.2019

Texto da nova Lei de Bases da Saúde fica sem referências às PPP

O grupo de trabalho que discute a nova Lei de Bases da Saúde no Parlamento chumbou esta terça-feira...

por Teresa Mendes | 19.06.2019

 «Na saúde não chega fazer muito... tem que se fazer bem»

«O sistema de saúde é complexo e não pode ser objeto de intervenções pouco pensadas, sujeitas a imed...

por Teresa Mendes | 19.06.2019

 7.ª Edição do Prémio Maria José Nogueira Pinto conta com mais de 100 candi...

São mais de 100 as candidaturas recebidas pelo comité da 7.ª Edição do Prémio Maria José Nogueira Pi...

por Teresa Mendes | 18.06.2019

Aumento da mortalidade materna e infantil são reflexo da falta de especiali...

A Ordem dos Médicos (OM) defende a necessidade de alterar urgentemente a forma e os prazos dos concu...

por Teresa Mendes | 18.06.2019

 Candidaturas ao Prémio Nacional de Saúde 2019 abertas até 30 de junho

Decorrem, até 30 de junho, as candidaturas Prémio Nacional de Saúde 2019.<br /> Este galardão atrib...

por Teresa Mendes | 17.06.2019

CE alerta para a diminuição do investimento na Saúde em Portugal

Um relatório da Comissão Europeia (CE) sobre a sustentabilidade financeira dos sistemas de saúde, di...

A reprodução total ou parcial deste site é proibida,
excepto se autorizada expressa e previamente pela Impremédica, Imprensa Médica, Lda.,
nos termos da legislação em vigor.