Três Prémios Nobel no encontro anual dos estudantes internacionais de medicina

12.03.2019

Evento decorre de 15 a 17 de março na Aula Magna da Reitoria da UL 
Os galardoados com o Prémio Nobel da Medicina, Harald zur Hausen e Aaron Ceichanover, e com o Nobel da Química, Peter Agre, são figuras de destaque do Annual International Medical Students Meeting (AIMS Meeting), encontro anual de estudantes internacionais de medicina, que vai decorrer de 15 a 17 de março, em Lisboa.

«Este ano o encontro realiza-se na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, esperando-se 1000 estudantes, 200 dos quais internacionais provenientes de 35 países», disse à agência Lusa Diogo Ferreira, coordenador-geral do apresentado como «o maior congresso de biomedicina da Europa», organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, que assinala este ano a 10.ª edição.

Durante três dias, estudantes de Medicina (a maioria), de Engenharia Biomédica, Farmácia, Ciências da Saúde e cerca de 300 profissionais de saúde podem assistir a palestras, mesas redondas e workshops.

Os galardoados com o Prémio Nobel da Medicina, Harald zur Hausen e Aaron Ceichanover, e com o Nobel da Química, Peter Agre, são figuras de destaque do Annual International Medical Students Meeting (AIMS Meeting), encontro anual de estudantes internacionais de medicina, que vai decorrer de 15 a 17 de março, em Lisboa

Outro grande atrativo do congresso é uma competição de investigação em que desafiamos os estudantes internacionais e nacionais que tenham trabalhos de investigação a nível pré-graduado a submetê-los a competição, disse Diogo Ferreira, adiantando que o prémio é de 5.000 euros.

O objetivo, explicou, «é incentivar a investigação que é feita por estudantes e que muitas vezes é subvalorizada», apesar de, muitas vezes, permitir as bases para que a equipa de investigação principal consiga «os grandes resultados que procuram».

O primeiro dia do congresso será dedicado ao tema «sexo e reprodução» e contará com a presença do médico alemão Harald zur Hausen, que foi distinguido em 2008 com o Nobel da Medicina pela descoberta do Vírus do Papiloma Humano (HPV) como agente causador de cancro do colo do útero, e tem vindo a defender a vacina contra o HPV também para rapazes.

Entre os oradores estarão também a norte-americana Marci Bowers, ginecologista pioneira em cirurgia de redesignação sexual, Neil Shah, especialista a desenhar e implementar soluções de saúde pública na área materno-fetal, e Jeanne Conry, ginecologista e futura presidente da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia.

A «imunidade» é o tema do segundo dia do encontro em que participa o químico norte-americano Peter Agre, Nobel da Química em 2003 pela descoberta de como os sais (iões) e a água são transportados para dentro e fora das células, tendo contribuído para compreender como os rins recuperam água a partir de urina primária e como são gerados e propagados os sinais elétricos das células nervosas.

Gero Hütter, hematologista alemão responsável pelo tratamento de Timothy Ray Brown, o único doente considerado curado de VIH/sida, Pankaj Chandak, vanguardista na utilização da tecnologia de impressão 3D em transplantação renal pediátrica, e a imunologista queniana Faith Osier, que está a desenvolver novos mecanismos para vacinas contra a malária, são outros oradores.

O último dia será dedicado aos «cinco sentidos» e conta com a presença do Nobel da Medicina (2004) Aaron Ciechanover, que descobriu a degradação de proteínas mediada pela ubiquitina e que irá falar sobre medicina de precisão, e do oftalmologista britânico Andrew Bastawrous, que desenvolveu a aplicação móvel Peek para fazer exames oftalmológicos de baixo custo.

19tm11h
12 de Março de 2019
1911Pub3f19tm11h

Publicada originalmente em www.univadis.pt

E AINDA

por Zózimo Zorrinho | 13.07.2020

Recomendação da vacinação antipneumocócica pela SPEDM

«Foi com enorme satisfação que o Movimento Doentes Pela Vacinação (MOVA) recebeu a notícia da recome...

por Zózimo Zorrinho | 13.07.2020

SPMI cria «Prémio Pedro Marques da Silva» 

20zz29a – TM – 2603 c.<br /> <br /> SPMI cria «Prémio Pedro Marques da Silva em Risco Cardiovascul...

por Zózimo Zorrinho | 02.07.2020

Filme «Saúde Digestiva by SPG»

A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) está a divulgar o filme «Saúde Digestiva by SPG».<b...

por Zózimo Zorrinho | 01.07.2020

Ministra da Saúde reconhece limitações na área da Saúde  Pública

A ministra da Saúde reconheceu esta quarta-feira limitações na área da saúde pública na Região de Li...

por Teresa Mendes | 30.06.2020

Miguel Pavão é o novo bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas 

 Miguel Pavão é novo bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), sucedendo a Orlando Monteiro d...

por Teresa Mendes | 29.06.2020

Estudo mostra em humanos como as células adiposas humanas são afetadas pela...

O conhecimento da forma como o tecido adiposo humano é afetado pela idade tem sido definido por nume...

por Teresa Mendes | 29.06.2020

Fnam teme colapso dos serviços de saúde durante previsível nova vaga de SAR...

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) está preocupada com a ausência de medidas concretas e urgent...

por Teresa Mendes | 26.06.2020

Portugal adquire dois milhões de vacinas contra a gripe

Portugal já garantiu a aquisição de dois milhões de vacinas contra a gripe, revelou esta quarta-feir...

por Teresa Mendes | 26.06.2020

Médicos de saúde pública defendem contratação «urgente» de mais profissiona...

O presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANMSP) defendeu esta quinta-feira...

A reprodução total ou parcial deste site é proibida,
excepto se autorizada expressa e previamente pela Impremédica, Imprensa Médica, Lda.,
nos termos da legislação em vigor.