Ministra inaugura instalações das unidades de saúde de Peniche e da Benedita

por Teresa Mendes | 26.06.2019

Investimento de quase 3 milhões de euros  
A ministra da Saúde inaugurou esta quarta-feira, as unidades de saúde de Peniche e da Benedita, que «vêm melhorar as condições assistenciais para profissionais e para a população das duas localidades» da zona Oeste Norte.

A inauguração contou também com a presença do presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Pisco.

Num comunicado, a ARSLVT informa que no caso de Peniche foi realizada uma renovação profunda do edifício onde funcionava o centro de saúde, «representando um investimento superior a 900 mil euros, cofinanciado pela ARSLVT (15%) e por fundos comunitários do Portugal 2020 (85%)».

Tendo capacidade para cerca de 30.200 utentes, a Unidade de Saúde de Peniche integra, no mesmo edifício, várias unidades funcionais: Unidade de Saúde Familiar (USF) Marés, Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC), Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP) e Unidade de Saúde Pública (USP), além da Unidade de Intervenção Local (UIL) nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências.

A ministra da Saúde inaugurou esta quarta-feira, as unidades de saúde de Peniche e da Benedita, que «vêm melhorar as condições assistenciais para profissionais e para a população das duas localidades» da zona Oeste Norte. A inauguração contou também com a presença do presidente da ARSLVT, Luís Pisco
 
A equipa desta unidade de saúde conta com nove médicos de família, um médico de saúde pública, 18 enfermeiros, um assistente social, um higienista oral e sete assistentes técnicos.

Já no concelho de Alcobaça, Marta Temido, inaugurou a Unidade de Saúde da Benedita, cujas instalações foram construídas totalmente de raiz para alojar a USF Santa Maria Benedita e os seus 9.596 utentes atualmente inscritos.

«A obra foi promovida pelo Município de Alcobaça e representa um investimento de cerca de 1,9 milhões de euros, cofinanciado pela ARSLVT (15%) e por fundos comunitários do Portugal 2020 (85%)». 

Segundo a mesma nota à Imprensa, «as novas instalações permitem substituir o edifício com deficientes condições estruturais onde, desde há muitos anos, funcionava aquela USF, sendo a equipa constituída por cinco médicos de família, cinco enfermeiros e quatro assistentes técnicos».

As duas unidades integram-se no Agrupamento de Centros de Saúde (Aces) Oeste Norte que desenvolve as suas atribuições na área territorial correspondente aos concelhos de Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche e Bombarral. 
Trata-se de um Aces que abrange uma área geográfica correspondente a 1.056,7 km². Atualmente é constituído por um total de seis UCSP, nove USP e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP), num total de 56 postos de atendimento.

19tm26L
26 de Junho de 2019
1926Pub4f19tm26L

Publicada originalmente em www.univadis.pt

E AINDA

por Teresa Mendes | 20.08.2019

Governo autoriza 22,5 milhões para a nova ala pediátrica

Uma Portaria publicada esta segunda-feira no Diário da República autoriza o Hospital de São João a «...

por Teresa Mendes | 20.08.2019

 «Evidence-based nutrition: da prevenção ao tratamento»

«Evidence-based nutrition: da prevenção ao tratamento» é o tema da conferência Evidência Científica...

por Teresa Mendes | 20.08.2019

Celebrados os 40 anos do SNS 

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi criado há 40 anos, tornando o acesso a cuidados de saúde «gera...

por Teresa Mendes | 19.08.2019

Hospital de Évora diminui lista de espera para cirurgia em 15%

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) diminuiu em 15% o número de doentes em lista de espera...

por Teresa Mendes | 19.08.2019

 Descoberto novo mecanismo na pele sensível à dor

Investigadores do Karolinska Institutet, Suécia, descobriram um novo mecanismo sensorial na pele cap...

por Teresa Mendes | 19.08.2019

IFDC 2019 decorre de 15 a 18 de outubro, em Lisboa

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa), através do seu Departamento de Alimentaçã...

A reprodução total ou parcial deste site é proibida,
excepto se autorizada expressa e previamente pela Impremédica, Imprensa Médica, Lda.,
nos termos da legislação em vigor.