«Existem ainda desigualdades territoriais muito significativas»
por Teresa Mendes | 01.08.2019
Ministra da Saúde inaugura nova USF no Alentejo
A ministra da Saúde inaugurou, esta quarta-feira, a Unidade de Saúde Familiar (USF) de Portel, no distrito de Évora.
Na ocasião, Marta Temido reconheceu que «existem ainda desigualdades territoriais muito significativas» e que «faz sentido que discriminemos positivamente os territórios em que é mais difícil concentrar boas respostas em saúde».
Na sua intervenção, a governante afirmou que «temos de permitir que os serviços venham às pessoas» e que o esforço do Governo «tem de ser continuar a apostar nestas equipas», informa um comunicado publicado no Portal do SNS.
A ministra relembrou igualmente que foi superada a promessa desta legislatura, de criação de 100 USF, mas que é ainda necessário «melhorar os hospitais centrais», não só com o futuro Hospital Central do Alentejo, mas também melhorando hospitais, como o de Beja.
«O nosso foco é estar mais próximos das expectativas das populações», reforçou Marta Temido
«O nosso foco é estar mais próximos das expectativas das populações», reforçou Marta Temido.
Com a criação de uma nova USF em Portel, a região de saúde do Alentejo passa a ter 19 USF, ficando com 41% dos utentes da região abrangidos por USF.
Esta nova unidade, que pertence ao Agrupamento de Centros de Saúde (Aces) Alentejo Central, tem 5.947 utentes inscritos, distribuídos pelos polos de Portel, Alqueva, Amieira, Monte do Trigo, Oriola, Santana, São Bartolomeu do Outeiro e Vera Cruz. O Aces Alentejo Central fica, assim, com 13 USF e com 77% dos seus utentes inscritos abrangidos por uma USF.
A equipa é constituída por quatro médicos de Medicina Geral e Familiar, cinco enfermeiros e seis secretários clínicos.
19tm31o
01 de Agosto de 2019
1931Pub5f19tm31o
Publicada originalmente em www.univadis.pt
Na ocasião, Marta Temido reconheceu que «existem ainda desigualdades territoriais muito significativas» e que «faz sentido que discriminemos positivamente os territórios em que é mais difícil concentrar boas respostas em saúde».
Na sua intervenção, a governante afirmou que «temos de permitir que os serviços venham às pessoas» e que o esforço do Governo «tem de ser continuar a apostar nestas equipas», informa um comunicado publicado no Portal do SNS.
A ministra relembrou igualmente que foi superada a promessa desta legislatura, de criação de 100 USF, mas que é ainda necessário «melhorar os hospitais centrais», não só com o futuro Hospital Central do Alentejo, mas também melhorando hospitais, como o de Beja.
«O nosso foco é estar mais próximos das expectativas das populações», reforçou Marta Temido
«O nosso foco é estar mais próximos das expectativas das populações», reforçou Marta Temido.
Com a criação de uma nova USF em Portel, a região de saúde do Alentejo passa a ter 19 USF, ficando com 41% dos utentes da região abrangidos por USF.
Esta nova unidade, que pertence ao Agrupamento de Centros de Saúde (Aces) Alentejo Central, tem 5.947 utentes inscritos, distribuídos pelos polos de Portel, Alqueva, Amieira, Monte do Trigo, Oriola, Santana, São Bartolomeu do Outeiro e Vera Cruz. O Aces Alentejo Central fica, assim, com 13 USF e com 77% dos seus utentes inscritos abrangidos por uma USF.
A equipa é constituída por quatro médicos de Medicina Geral e Familiar, cinco enfermeiros e seis secretários clínicos.
19tm31o
01 de Agosto de 2019
1931Pub5f19tm31o
Publicada originalmente em www.univadis.pt
«Existem ainda desigualdades territoriais muito significativas»