Marta Temido renova toda a equipa e chama dois novos secretários de Estado

por Teresa Mendes | 22.10.2019

Deputados do PS Jamila Madeira e António Sales integram Ministério da Saúde
Marta Temido renovou toda a sua equipa, chamando dois deputados do Partido Socialista (PS) para secretários de Estado. Jamila licenciada em Economia, vai assumir o cargo de secretária da Estado Adjunta e da Saúde, substituindo Francisco Ramos, enquanto António Lacerda Sales, licenciado em Medicina, será o novo secretário de Estado da Saúde, assumindo as funções antes ocupadas por Raquel Duarte.

Mestre em Finanças pelo INDEG/ISCTE, Jamila Madeira, nascida em 1975 e natural de Alte (Loulé), é quadro da REN - Redes Energéticas Nacionais desde 1997, na qual desempenhou funções como diretora para a Agenda Europeia de Energia. Na XIII Legislatura, foi vice-presidente do grupo parlamentar do PS com o pelouro da saúde.
Foi ainda vice-presidente do grupo parlamentar do PS nas VIII, IX e XIII legislaturas.
Foi também deputada ao Parlamento Europeu (2004-2009), onde assumiu responsabilidades nas áreas do emprego, assuntos sociais e desenvolvimento regional. Entre 2000 e 2004 foi secretária geral da Juventude Socialista e desde 1999 é Comissária Política Nacional do Partido Socialista.

Jamila Madeira foi ainda membro da Comissão Política Nacional de Recandidatura de Jorge Sampaio a Presidente da República (2001).

Jamila licenciada em Economia, vai assumir o cargo de secretária da Estado Adjunta e da Saúde, substituindo Francisco Ramos, enquanto António Lacerda Sales, licenciado em Medicina, será o novo secretário de Estado da Saúde, assumindo as funções antes ocupadas por Raquel Duarte Deputados do PS

António Lacerda Sales, nascido em Leiria, em 1962, foi deputado à Assembleia da República na XIII Legislatura, integrou as comissões de Assuntos Europeus, de Saúde (coordenador do Grupo Parlamentar), de Defesa Nacional (como suplente) e do Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação (como suplente).
Fez também parte do Grupo de Trabalho para o Acompanhamento da Problemática da Diabetes e o Grupo de Trabalho para o Acompanhamento das Doenças Oncológicas.

Exerceu como médico ortopedista no Hospital de Santo André do Centro Hospitalar de Leiria, até ao início da XIII Legislatura, mantendo atividade na Clínica de S. Francisco, em Leiria, e em consultório pessoal.

É licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e autor de publicações na área da medicina desportiva e do envelhecimento saudável e ativo.

O elenco governativo foi entregue esta segunda-feira pelo primeiro-ministro ao Presidente da República, sendo constituído por 50 secretários de Estado, entre eles 18 mulheres. A lista conta com 22 novos nomes em relação ao Governo anterior.

No total, incluindo o primeiro-ministro, o XXII Governo Constitucional terá 70 elementos, somando ministros e secretários de Estado, dos quais 26 mulheres e 44 homens.

E AINDA

por Teresa Mendes | 13.12.2019

 «Assistimos hoje ao assassinato premeditado do modelo USF»

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) decidiu abandonar as reuniões da Comissão Técnica Naciona...

por Teresa Mendes | 13.12.2019

 «Premium Cataract Surgery 2020» debate técnicas cirúrgicas inovadoras

A Universidade do Minho organiza, no próximo dia 18 de janeiro de 2020, a conferência «Premium Catar...

por Teresa Mendes | 13.12.2019

 Marta Temido anuncia reforço de 800 milhões de euros para a Saúde em 2020

Foram várias as entidades que se congratularam publicamente pelo reforço de verbas para o Serviço Na...

por Teresa Mendes | 13.12.2019

55% dos doentes com doença crónica tem baixos níveis de literacia em saúde

«55% da população com doença crónica tem níveis inadequados de literacia em saúde», uma situação que...

por Teresa Mendes | 13.12.2019

Lançado Instituto Virtual de Fibromialgia

Foi lançado o Instituto Virtual de Fibromialgia, MyFibromyalgia®, uma ferramenta de intervenção clín...

por Teresa Mendes | 11.12.2019

 Secretário de Estado louva o que de «bom, ótimo e excelente» se faz no HSM

No 65.º aniversário do Hospital de Santa Maria (HSM), o secretário de Estado da Saúde elogiou o que...

A reprodução total ou parcial deste site é proibida,
excepto se autorizada expressa e previamente pela Impremédica, Imprensa Médica, Lda.,
nos termos da legislação em vigor.