I Reunião Científica do Sistema EVITA decorre a 19 de novembro, em Lisboa

por Teresa Mendes | 25.10.2019

«Observando a Saúde estudamos Acidentes Domésticos e de Lazer» 
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa), através do seu Departamento de Epidemiologia, promove, no próximo dia 19 de novembro, no seu auditório em Lisboa, a I Reunião Científica do Sistema de monitorização dos Acidentes Domésticos e de Lazer – Sistema EVITA.
 
Subordinado ao tema «Observando a Saúde estudamos Acidentes Domésticos e de Lazer», o encontro pretende abordar a temática dos acidentes e lesões em ambiente doméstico e de lazer, incluindo os que ocorrem em contexto escolar e em atividade física, informa o Insa num comunicado.

Organizada no âmbito das comemorações dos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde e do 120.º aniversário do Instituto Ricardo Jorge, a reunião visa ainda «criar um espaço de partilha de experiências entre as diferentes unidades de saúde que participam neste instrumento de vigilância». 

A participação no evento, que tem como destinatários os intervenientes na notificação a EVITA, bem como os diversos atores que intervêm no setor da saúde, nos diferentes níveis de cuidados, e em outros setores, é gratuita, mas carece de inscrição prévia que pode ser realizada aqui.

O programa do evento está disponível aqui.

Na nota à Imprensa, o Insa destaca ainda que «os acidentes constituem uma área de particular relevo à Saúde Pública, dado tratar-se de um problema com reflexo no estado de saúde da população, implicação na utilização dos cuidados de saúde, quer em recurso às urgências hospitalares, quer em acompanhamento posterior materializado em consultas de ambulatório e sua tradução nas dimensões da morbilidade, incapacidade, bem-estar e até mortalidade da população».

Recorde-se que o sistema EVITA (Epidemiologia e Vigilância dos Traumatismos e Acidentes), criado em 2000 e coordenado pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge, é um sistema de recolha e análise de dados sobre Acidentes Domésticos e de Lazer (ADL) que implicaram recurso às urgências de unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde. 

Subordinado ao tema «Observando a Saúde estudamos Acidentes Domésticos e de Lazer», o encontro pretende abordar a temática dos acidentes e lesões em ambiente doméstico e de lazer, incluindo os que ocorrem em contexto escolar e em atividade física 

Desenvolvido em estreita colaboração com a Administração Central dos Sistemas de Saúde, o EVITA dá continuidade ao sistema ADELIA (Acidentes Domésticos e de Lazer – Informação Adequada).

Como principais objetivos de curto prazo do sistema EVITA, o Insa destaca «a determinação de frequências e tendências dos ADL em geral e das suas diversas formas, bem como as características das vítimas, das situações e dos agentes envolvidos».

A longo prazo, estes objetivos passam pela «identificação de situações de risco, bem como de produtos perigosos ou que propiciem a ocorrência de ADL».
    
19tm43s
25 de Outubro de 2019
1943Pub6f19tm43s

Publicada originalmente em www.univadis.pt

E AINDA

por Teresa Mendes | 13.12.2019

 «Assistimos hoje ao assassinato premeditado do modelo USF»

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) decidiu abandonar as reuniões da Comissão Técnica Naciona...

13.12.2019

 Tecnologia criada no Porto ajuda médicos a identificar nódulos pulmonares

Investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TE...

por Teresa Mendes | 13.12.2019

 Marta Temido anuncia reforço de 800 milhões de euros para a Saúde em 2020

Foram várias as entidades que se congratularam publicamente pelo reforço de verbas para o Serviço Na...

por Teresa Mendes | 13.12.2019

55% dos doentes com doença crónica tem baixos níveis de literacia em saúde

«55% da população com doença crónica tem níveis inadequados de literacia em saúde», uma situação que...

por Teresa Mendes | 13.12.2019

Lançado Instituto Virtual de Fibromialgia

Foi lançado o Instituto Virtual de Fibromialgia, MyFibromyalgia®, uma ferramenta de intervenção clín...

por Teresa Mendes | 11.12.2019

 Secretário de Estado louva o que de «bom, ótimo e excelente» se faz no HSM

No 65.º aniversário do Hospital de Santa Maria (HSM), o secretário de Estado da Saúde elogiou o que...

A reprodução total ou parcial deste site é proibida,
excepto se autorizada expressa e previamente pela Impremédica, Imprensa Médica, Lda.,
nos termos da legislação em vigor.