Secretário de Estado louva o que de «bom, ótimo e excelente» se faz no HSM

por Teresa Mendes | 11.12.2019

Hospital Santa Maria celebra 65 anos 
No 65.º aniversário do Hospital de Santa Maria (HSM), o secretário de Estado da Saúde elogiou o que de «bom, ótimo e excelente» se faz nesta instituição, uma das principais unidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Esta terça-feira, na abertura da Conferência «Cuidados para além das fronteiras do hospital», que foi o mote para as comemorações, António Lacerda Sales lembrou a história da instituição, inaugurada em 1954, e que em 2007 conheceu um novo momento importante na sua história, quando passou a integrar o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, com o Hospital Pulido Valente.

«Um centro hospitalar que tem hoje mais de 6200 trabalhadores, 700 mil consultas externas e 25 mil cirurgias programadas por ano, além de 250 mil episódios de urgências, 40 mil internamentos e cerca 2500 partos anuais», enumerou o governante, citado num comunicado do Portal do SNS.

O CHLN «tem hoje mais de 6200 trabalhadores, 700 mil consultas externas e 25 mil cirurgias programadas por ano, além de 250 mil episódios de urgências, 40 mil internamentos e cerca 2500 partos anuais», enumerou António Sales 

António Sales congratulou-se igualmente com o património histórico e lembrou os resultados alcançados. «Hoje, o Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Norte tem mais 60 médicos especialistas, face a dezembro de 2015; tem mais 14.000 consultas externas, em relação a outubro de 2018 e uma variação positiva de 5% em relação à cirurgia ambulatória, face a 2018», afirmou, garantindo que «esta evolução positiva tem acontecido também ao intenso trabalho, esforço e dedicação que todos os profissionais de saúde, sem exceção, têm desenvolvido em nome de um SNS mais justo e inclusivo que corresponda melhor às necessidades da população portuguesa».

Socorrendo-se uma vez mais de números para ilustrar a dimensão do HSM, António Sales adiantou que «há 28 elevadores no HSM, servem-se por dia 6500 refeições neste hospital e chegam todos os dias centenas de doentes à Urgência».

Este número de interações diárias, associado aos padrões de excelência dos serviços colocam a instituição, segundo o governante, «num elevado patamar de exposição mediática – muitas vezes de exploração casuística e outras tantas de exploração alarmista – em situações em que ocorrem problemas ou eventos adversos».

O Secretário de Estado defendeu, porém, que isso não pode fazer esquecer as centenas de páginas de boas notícias do SNS escritas diariamente no HSM.

«Relembro, por exemplo, a cirurgia laser da epilepsia que teve lugar há poucos dias neste hospital.
Foi a primeira vez que uma intervenção destas se fez em Portugal e isso vai permitir reduzir os riscos de efeitos colaterais nas operações ao cérebro».

19tm50j
11 de Dezembro de 2019
1950Pub4f19tm50j

Publicada originalmente em www.univadis.pt

E AINDA

por Teresa Mendes | 24.01.2020

Falta qualidade nos dados nos registos de saúde em Portugal

Documentação incompleta, indisponibilidade de materiais e recursos para auxiliar o processo de codif...

por Teresa Mendes | 24.01.2020

 USF Cortes de Almeirim dá médico de família a 2000 utentes

Foi inaugurada esta sexta-feira, a Unidade de Saúde Familiar (USF) Cortes de Almeirim. A cerimónia c...

por Teresa Mendes | 24.01.2020

Poderemos vir a ser amortais?»

A presidente do Instituto de Medicina Molecular, Maria Carmo-Fonseca, é a oradora da próxima FMUL Ta...

por Teresa Mendes | 23.01.2020

Nomeados os membros da Direção da Competência em Ecografia Obstétrica Difer...

 Já estão nomeados todos os membros da Direção do Colégio da Competência em Ecografia Obstétrica Dif...

por Teresa Mendes | 23.01.2020

 Deixar de fumar um mês antes de uma cirurgia permite melhor recuperação

Os fumadores que deixem de fumar pelo menos um mês antes de uma cirurgia têm menores probabilidades...

23.01.2020

Coronavírus: Portugal activa os dispositivos de saúde pública de prevenção

Portugal já ativou os dispositivos de saúde pública de prevenção ao coronavírus proveniente da China...

A reprodução total ou parcial deste site é proibida,
excepto se autorizada expressa e previamente pela Impremédica, Imprensa Médica, Lda.,
nos termos da legislação em vigor.