«O CA do Hospital de S. Bernardo deve ser demitido»
por Teresa Mendes | 31.12.2019
Hospital «falhou ao desresponsabilizar-se», diz Lista A para a SRS da OM
A Lista A, candidata às eleições para a Secção Regional do Sul (SRS) da Ordem dos Médicos (OM), liderada por Paulo Valejo Coelho, defendeu este sábado que «o conselho de administração (CA) do Hospital de S. Bernardo deve ser demitido» devido à falta de responsabilização no caso da médica violentamente agredida por uma utente.
Na sequência do comunicado do CA do Hospital de S. Bernardo, em Setúbal, a Lista A considera que «aquele CA, tem, tal como os CA dos outros hospitais, a obrigação de garantir aos médicos as condições de trabalho e de segurança necessárias para o desempenho das suas funções, em prol da saúde dos cidadãos, e não apenas de “minimizar” eventuais riscos não profissionais a que estão sujeitos».
Recorde-se que o comunicado do hospital referia que «no exercício das funções da prestação de cuidados aos utentes os profissionais de saúde estão sujeitos a riscos que tentamos minimizar».
De acordo com a Lista A, os médicos incorrem em riscos profissionais pela exposição a agentes infeciosos potencialmente letais, pela realização de atos que podem pôr em risco a sua integridade física e psicológica e pelo desgaste psicológico e físico da profissão. Contudo, «a agressão não é e nem devia ser um risco profissional, até pelas características da relação médico-doente».
«O CA do Hospital de S. Bernardo falhou em garantir condições de segurança e falhou ao desresponsabilizar-se e deveria, por isso, ser imediatamente demitido pela Tutela», considera a Lista A, candidata às eleições para a Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos
Por este motivo, esta Lista considera que «os esclarecimentos prestados pelo referido CA revelam desrespeito e uma profunda desresponsabilização e incapacidade de lidar com o flagelo da violência contra profissionais de saúde que, em última análise, é uma ameaça à prestação de cuidados aos doentes».
«O CA do Hospital de S. Bernardo falhou em garantir condições de segurança e falhou ao desresponsabilizar-se e deveria, por isso, ser imediatamente demitido pela Tutela», considera esta Lista.
19tm52z
31 de Dezembro de 2019
1952Pub3f19tm52z
Publicada originalmente em www.univadis.pt
Na sequência do comunicado do CA do Hospital de S. Bernardo, em Setúbal, a Lista A considera que «aquele CA, tem, tal como os CA dos outros hospitais, a obrigação de garantir aos médicos as condições de trabalho e de segurança necessárias para o desempenho das suas funções, em prol da saúde dos cidadãos, e não apenas de “minimizar” eventuais riscos não profissionais a que estão sujeitos».
Recorde-se que o comunicado do hospital referia que «no exercício das funções da prestação de cuidados aos utentes os profissionais de saúde estão sujeitos a riscos que tentamos minimizar».
De acordo com a Lista A, os médicos incorrem em riscos profissionais pela exposição a agentes infeciosos potencialmente letais, pela realização de atos que podem pôr em risco a sua integridade física e psicológica e pelo desgaste psicológico e físico da profissão. Contudo, «a agressão não é e nem devia ser um risco profissional, até pelas características da relação médico-doente».
«O CA do Hospital de S. Bernardo falhou em garantir condições de segurança e falhou ao desresponsabilizar-se e deveria, por isso, ser imediatamente demitido pela Tutela», considera a Lista A, candidata às eleições para a Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos
Por este motivo, esta Lista considera que «os esclarecimentos prestados pelo referido CA revelam desrespeito e uma profunda desresponsabilização e incapacidade de lidar com o flagelo da violência contra profissionais de saúde que, em última análise, é uma ameaça à prestação de cuidados aos doentes».
«O CA do Hospital de S. Bernardo falhou em garantir condições de segurança e falhou ao desresponsabilizar-se e deveria, por isso, ser imediatamente demitido pela Tutela», considera esta Lista.
19tm52z
31 de Dezembro de 2019
1952Pub3f19tm52z
Publicada originalmente em www.univadis.pt
«O CA do Hospital de S. Bernardo deve ser demitido»