Ordem dos Médicos do Centro cria Grupo de Acompanhamento do Covid-19
por Teresa Mendes | 03.03.2020
Pneumologista Carlos Robalo Cordeiro vai coordenar a equipa
O diretor do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Carlos Robalo Cordeiro, vai coordenar o Grupo de Acompanhamento do Covid-19, criado pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) e que integra médicos de várias especialidades.
O objetivo é «ser um meio de partilha de informação e de apoio à melhor decisão, em tempo útil, interligando todas as ações com as entidades oficiais», salienta a SRCOM num comunicado.
«Temos de contrabalançar o alarmismo, o pânico e a desinformação. A Direção-Geral da Saúde (DGS) tem de estabelecer os procedimentos corretos para serem cumpridos nos hospitais e nos centros de saúde», refere o presidente da SRCOM, Carlos Cortes na nota à Imprensa, acrescentando que «agora que já temos casos identificados, a DGS não pode ficar por intenções vagas e pouco precisas».
Na sua opinião, «ao contrário do que está a acontecer, é preciso enfrentar esta infeção com as melhores práticas de comunicação e partilha de informação junto dos utentes, mas também junto dos profissionais de saúde que estarão na linha da frente», acrescentando o responsável que o Grupo quer dar «um contributo para evitar situações de vazio, dúvidas, e comportamentos alarmistas que poderão amplificar ainda mais o cenário preocupante que conhecemos».
O diretor do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Carlos Robalo Cordeiro, vai coordenar o Grupo de Acompanhamento do Covid-19, criado pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos
A Ordem dos Médicos pretende igualmente, com este grupo especializado, colocar ao serviço da comunidade médica a melhor e a mais correta avaliação face a eventuais incoerências e desinformação nas unidades de saúde.
«Estamos a assistir a alguns casos bastante confusos, infelizmente. Temos de dar o exemplo, sobretudo neste momento tão complexo, e contribuir para as melhores decisões nesta fase de risco. São os médicos especialistas em epidemiologia e saúde pública que devem liderar e apoiar a procura das melhores soluções», considera ainda Carlos Cortes.
O Grupo de Acompanhamento do Covid-19 inclui especialistas das áreas da Pneumologia, Saúde Pública, Doenças Infeciosas, Medicina Intensiva, Pediatria, Medicina Geral e Familiar, Medicina do Trabalho e Patologia Clínica.
Até ao momento foram confirmados quatro casos em Portugal, dois deles médicos.
20tm10h
03 de Janeiro de 2020
2010Pub3f20tm10h
Publicada originalmente em www.univadis.pt
O objetivo é «ser um meio de partilha de informação e de apoio à melhor decisão, em tempo útil, interligando todas as ações com as entidades oficiais», salienta a SRCOM num comunicado.
«Temos de contrabalançar o alarmismo, o pânico e a desinformação. A Direção-Geral da Saúde (DGS) tem de estabelecer os procedimentos corretos para serem cumpridos nos hospitais e nos centros de saúde», refere o presidente da SRCOM, Carlos Cortes na nota à Imprensa, acrescentando que «agora que já temos casos identificados, a DGS não pode ficar por intenções vagas e pouco precisas».
Na sua opinião, «ao contrário do que está a acontecer, é preciso enfrentar esta infeção com as melhores práticas de comunicação e partilha de informação junto dos utentes, mas também junto dos profissionais de saúde que estarão na linha da frente», acrescentando o responsável que o Grupo quer dar «um contributo para evitar situações de vazio, dúvidas, e comportamentos alarmistas que poderão amplificar ainda mais o cenário preocupante que conhecemos».
O diretor do Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Carlos Robalo Cordeiro, vai coordenar o Grupo de Acompanhamento do Covid-19, criado pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos
A Ordem dos Médicos pretende igualmente, com este grupo especializado, colocar ao serviço da comunidade médica a melhor e a mais correta avaliação face a eventuais incoerências e desinformação nas unidades de saúde.
«Estamos a assistir a alguns casos bastante confusos, infelizmente. Temos de dar o exemplo, sobretudo neste momento tão complexo, e contribuir para as melhores decisões nesta fase de risco. São os médicos especialistas em epidemiologia e saúde pública que devem liderar e apoiar a procura das melhores soluções», considera ainda Carlos Cortes.
O Grupo de Acompanhamento do Covid-19 inclui especialistas das áreas da Pneumologia, Saúde Pública, Doenças Infeciosas, Medicina Intensiva, Pediatria, Medicina Geral e Familiar, Medicina do Trabalho e Patologia Clínica.
Até ao momento foram confirmados quatro casos em Portugal, dois deles médicos.
20tm10h
03 de Janeiro de 2020
2010Pub3f20tm10h
Publicada originalmente em www.univadis.pt
Ordem dos Médicos do Centro cria Grupo de Acompanhamento do Covid-19