Governo equaciona parceria com privado para reabrir Urgência Pediátrica do HGO
por Teresa Mendes | 04.03.2020
Ministra ouvida na Comissão Parlamentar de Saúde
O Governo está a equacionar uma parceria com uma entidade privada para conseguir reabrir a Urgência Pediátrica Hospital Garcia de Orta aos fins de semana, a partir de abril, anunciou a ministra da Saúde esta terça-feira na Comissão Parlamentar de Saúde.
«Estamos em articulação com uma entidade privada que permitirá garantir o funcionamento todos os fins de semana no período noturno.
A urgência ficaria coberta de quinta a domingo», anunciou Marta Temido aos deputados numa audição requerida pelo PSD, PCP e BE sobre o ponto de situação daquela Urgência, que se encontra encerrada no período noturno desde novembro devido à falta de especialistas para assegurar a escala.
O Governo está também a equacionar a contratação de especialistas de hospitais de Lisboa, mas, neste momento, a parceria com o privado é o cenário «mais firme» para que a urgência pediátrica reabra à noite «o mais depressa possível», adiantou a responsável, citada pela agência Lusa.
A ministra frisou que a «solução permanente» para este problema passará «pela contratação de mais cinco pediatras» que consigam assegurar a escala de serviço.
Recorde-se que em janeiro, o Ministério da Saúde anunciou que ia avançar com a contratação direta de cinco pediatras para o hospital, uma vez que não houve candidaturas para as vagas abertas na especialidade de pediatria no concurso de segunda época de 2019.
O Governo está a equacionar uma parceria com uma entidade privada para conseguir reabrir a Urgência Pediátrica Hospital Garcia de Orta aos fins de semana, a partir de abril, anunciou a ministra da Saúde
No entanto, segundo Marta Temido, estas vagas também ainda não foram preenchidas, apesar de «dois recém-especialistas da próxima época terem mostrado disponibilidade para integrar a equipa».
Em último caso, se continuar a não haver candidatos às vagas disponíveis, Marta Temido admite que poderá «equacionar a abertura de uma exploração de concessão» ao Serviço de Urgência Pediátrica.
«Esta população precisa de uma resposta e, se não conseguirmos fazê-lo com base em concursos, temos de pensar noutras soluções», defendeu.
A falta de especialistas já afeta o hospital há mais de um ano, quando saíram 13 pediatras para o setor privado.
Para colmatar o encerramento da urgência, foi prolongado o horário de funcionamento dos centros de saúde da Amora, no Seixal, e Rainha Dona Leonor, em Almada, das 08:00 às 00:00, nos dias de semana, e das 10:00 às 22:00, ao fim de semana.
20tm10L
04 de Janeiro de 2020
2010Pub4f20tm10L
Publicada originalmente em www.univadis.pt
«Estamos em articulação com uma entidade privada que permitirá garantir o funcionamento todos os fins de semana no período noturno.
A urgência ficaria coberta de quinta a domingo», anunciou Marta Temido aos deputados numa audição requerida pelo PSD, PCP e BE sobre o ponto de situação daquela Urgência, que se encontra encerrada no período noturno desde novembro devido à falta de especialistas para assegurar a escala.
O Governo está também a equacionar a contratação de especialistas de hospitais de Lisboa, mas, neste momento, a parceria com o privado é o cenário «mais firme» para que a urgência pediátrica reabra à noite «o mais depressa possível», adiantou a responsável, citada pela agência Lusa.
A ministra frisou que a «solução permanente» para este problema passará «pela contratação de mais cinco pediatras» que consigam assegurar a escala de serviço.
Recorde-se que em janeiro, o Ministério da Saúde anunciou que ia avançar com a contratação direta de cinco pediatras para o hospital, uma vez que não houve candidaturas para as vagas abertas na especialidade de pediatria no concurso de segunda época de 2019.
O Governo está a equacionar uma parceria com uma entidade privada para conseguir reabrir a Urgência Pediátrica Hospital Garcia de Orta aos fins de semana, a partir de abril, anunciou a ministra da Saúde
No entanto, segundo Marta Temido, estas vagas também ainda não foram preenchidas, apesar de «dois recém-especialistas da próxima época terem mostrado disponibilidade para integrar a equipa».
Em último caso, se continuar a não haver candidatos às vagas disponíveis, Marta Temido admite que poderá «equacionar a abertura de uma exploração de concessão» ao Serviço de Urgência Pediátrica.
«Esta população precisa de uma resposta e, se não conseguirmos fazê-lo com base em concursos, temos de pensar noutras soluções», defendeu.
A falta de especialistas já afeta o hospital há mais de um ano, quando saíram 13 pediatras para o setor privado.
Para colmatar o encerramento da urgência, foi prolongado o horário de funcionamento dos centros de saúde da Amora, no Seixal, e Rainha Dona Leonor, em Almada, das 08:00 às 00:00, nos dias de semana, e das 10:00 às 22:00, ao fim de semana.
20tm10L
04 de Janeiro de 2020
2010Pub4f20tm10L
Publicada originalmente em www.univadis.pt
Governo equaciona parceria com privado para reabrir Urgência Pediátrica do HGO