MOVA apela à gratuitidade da vacina contra a pneumonia para maiores de 65 anos

por Teresa Mendes | 21.04.2020

Semana Europeia da Vacinação celebra-se entre os dias 20 e 26 de abril
 No âmbito da Semana Europeia da Vacinação, que se celebra entre 20 e 26 de abril, Isabel Saraiva, fundadora do Movimento Doentes pela Vacinação, presidente da Respira e da Fundação Europeia do Pulmão, salienta que «qualquer investimento que façamos em prevenção é preferível aos custos da cura», sublinhando que «no caso da pneumonia, corremos riscos de mortes, morbilidades e sequelas graves».

Num comunicado, o Movimento Doentes pela Vacinação (MOVA) destaca dados recentes do Instituto Nacional de Estatística que mostram que «a pneumonia mata uma média de 16 pessoas por dia. Em 2018, foi responsável 43,4% das mortes por doenças do aparelho respiratório, 5,1% do total de óbitos no nosso país, e que maioria poderia ter sido evitada através de imunização».

A proteção dos grupos de risco através de imunização tem vindo a ser defendida pelo MOVA, especialistas e associações de doentes, apelando todos à «gratuitidade da vacina contra a pneumonia para as pessoas com mais de 65 anos, à semelhança do que já acontece com a vacina da gripe».

A proteção dos grupos de risco através de imunização tem vindo a ser defendida pelo MOVA, especialistas e associações de doentes, defendendo todos à «gratuitidade da vacina contra a pneumonia para as pessoas com mais de 65 anos, à semelhança do que já acontece com a vacina da gripe» 

Para este Movimento, «é fundamental olhar para a realidade portuguesa de modo a não ignorar que 21% dos portugueses têm 65 ou mais anos. São cerca de dois milhões de pessoas que, ao beneficiarem desta medida, acabam por contribuir para uma redução significativa de custos que rondam em média 80 milhões de euros anuais, só em internamentos».

Como refere Isabel Saraiva, este ato tem «ganhos quantitativos e qualitativos», permitindo «investir na saúde, prevenir eventuais internamentos e, no limite, reduzir significativamente o número de mortes».

Estudos revelam que por semana, a pneumonia provoca, em média, 161 mortes e um gasto de 1,5 milhões de euros, só em tratamentos e internamentos – não contabilizando outros custos indiretos e intangíveis.

OMS e UNICEF relembram a importância da vacinação
 
Também a propósito da Semana Europeia da Vacinação, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) sublinham a importância de os governos nacionais manterem os seus planos de vacinação para evitar um maior impacto da pandemia de Covid-19. 

A OMS e a UNICEF relembram que «todos os países são vulneráveis, independentemente dos níveis de riqueza ou da força dos seus sistemas de saúde» e que «a necessidade urgente de uma vacina para a Covid-19 ressalta o papel central da imunização na proteção de vidas e economias», lê-se num comunicado conjunto.


Subordinada ao tema «Juntos estamos protegidos» (#protectedtogether), a Semana Europeia da Vacinação pretende este ano dar especial relevo aos profissionais de saúde que desempenham um papel fundamental, vacinando e recomendando a vacinação à população, e protegendo assim a saúde de todos.

Mais informações aqui.
    
20tm17e
21 de Abril de 2020
2017Pub3f20tm17e
    
Publicada originalmente em www.univadis.pt

E AINDA

por Teresa Mendes | 26.05.2020

Covid-19: Hospitais de campanha ficam isentos do pagamento da taxa à ERS

O Governo já decidiu: Os hospitais de campanha, criados no âmbito da resposta à epidemia por SARS-Co...

por Teresa Mendes | 26.05.2020

SPEDM defende inclusão da análise à função tiroideia no rastreio da mulher...

O Grupo de Estudos da Tiroide (GET) da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolism...

25.05.2020

Governo avalia incentivos financeiros para recuperar atos médicos cancelado...

A ministra da Saúde adiantou este sábado que o Governo está a estudar incentivos financeiros que per...

por Teresa Mendes | 25.05.2020

Insa promove estudo sobre saúde mental e bem-estar em tempos de pandemia 

 O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa) está a promover um estudo para avaliar o...

por Teresa Mendes | 25.05.2020

Quase 20% dos doentes com Covid-19 recuperados permanecem internados 

 Quase 20% dos doentes com Covid-19 recuperados permanecem internados por falta de resposta social....

por Teresa Mendes | 22.05.2020

Publicadas as recomendações de cada especialidade para a retoma assistencia...

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) solicitou às direções dos colégios de especialidade a elabora...

A reprodução total ou parcial deste site é proibida,
excepto se autorizada expressa e previamente pela Impremédica, Imprensa Médica, Lda.,
nos termos da legislação em vigor.