MSD e Institute for Systems Biology juntos na investigação contra o Covid-19

por Teresa Mendes | 04.05.2020

Parceria pretende conhecer os mecanismos moleculares Covid19
A MSD e o Institute for Systems Biology (ISB) anunciaram uma nova colaboração em investigação para investigar e definir os mecanismos moleculares da infeção por SARS-CoV-2 e Covid-19 e identificar alvos para medicamentos e vacinas. 
A MSD também chegou a acordo com a Biomedical Advanced Research and Development Authority (BARDA), parte integrante do Assistant Secretary for Preparedness and Response, dentro de uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, para a BARDA proporcionar apoio financeiro para este esforço de investigação sob o contrato nº HHSO100201600031C.

Os resultados gerados a partir do estudo serão disponibilizados à comunidade científica e biomédica de todo o mundo.

«Esta colaboração com a MSD proporciona um apoio crítico para o ensaio científico recém-lançado, coliderado pelo ISB e pelo Swedish Medical Center, ambos parte da rede da Providence St. Joseph Health. Lançamos este ensaio devido à necessidade urgente de melhorar o nosso entendimento sobre a Covid-19», afirmou esta sexta-feira Jim Heath, presidente do ISB, citado num comunicado à Imprensa. «Ao aplicar todo o potencial das capacidades biológicas dos nossos sistemas, esperamos obter informações importantes sobre a base molecular para os resultados dramaticamente contrastantes observados em doentes infetados com SARS-CoV-2», acrescentou o responsável.

A MSD e o Institute for Systems Biology anunciaram uma nova colaboração em investigação para investigar e definir os mecanismos moleculares da infeção por SARS-CoV-2 e COVID-19 e identificar alvos para medicamentos e vacinas

Através desta colaboração, cientistas da ISB, profissionais de saúde do Swedish Medical Center, e um consórcio de organizações de investigação e empresas biomédicas analisarão amostras de sangue e zaragatoas nasais de doentes do Swedish Medical Center, com SARS-CoV-2, utilizando amostras de vários momentos (apresentação inicial, doença aguda e convalescença). 

Segundo a nota Imprensa, as amostras de sangue «serão examinadas usando técnicas proteómicas, metabolómicas, transcriptómicas e genéticas para avaliar o impacto da infeção em diferentes órgãos e identificar potenciais biomarcadores para prever o risco de doença grave».

Além disso, as amostras serão analisadas «para criar um perfil da resposta imune, incluindo alterações quantitativas nas células imunes em doentes após infeção por SARS CoV-2 e caracterização de anticorpos neutralizantes em amostras de doentes convalescentes». «Estes insights podem ser usados para auxiliar no design da vacina e na terapia com anticorpos», observa o comunicado.

Nos termos do acordo firmado a MSD proporcionará financiamento para investigação e trabalhará com investigadores do ISB para caracterizar alvos para possíveis intervenções terapêuticas e o desenvolvimento de vacinas.

Estudo quer compreender caraterísticas moleculares da infeção por SARS-CoV-2

O estudo analisará inicialmente amostras de 200 doentes, com a possibilidade de aumentar para 300.

«Compreender as características moleculares da infeção por SARS-CoV-2 e da resposta imune a este vírus é essencial para o desenvolvimento de intervenções eficazes», considerou Roger M. Perlmutter, presidente dos Research Laboratories da MSD.

«Estamos ansiosos para progredir neste trabalho com o ISB e partilhar as nossas descobertas com a comunidade científica em geral.

Interditar a pandemia da Covid-19 apresenta um desafio global de saúde enorme, exigindo uma colaboração sem precedentes nas comunidades científicas e médicas internacionais para as quais temos o orgulho de contribuir», reforçou o dirigente.

Os investigadores principais do estudo são o Heath Lab, do Institute for Systems Biology, e o Dr. Jason D. Goldman, do Swedish Medical Center. 

O apoio financeiro inicial ao estudo provém da Wilke Family Foundation, do M.J. Murdock Charitable Trust, da Swedish Foundation, do Parker Institute for Cancer Immunotherapy e do Washington State Andy Hill CARE Fund. 

Outros colaboradores da investigação incluem a Stanford University, Adaptive Biotechnologies, Bloodworks Northwest, Isoplexis, Metabolon, Nanostring, Olink, Providence Molecular Genomics Laboratory, Scisco Genetics e a 10x Genomics. 

20tm19b
2019Pub2f20tm19b
04 de Maio de 2020

Publicada originalmente em www.univadis.pt

E AINDA

por Zózimo Zorrinho | 02.07.2020

 Impacto da COVID-19 nos Sistemas de Saúde dos PALOP 

 «Conhecer, Organizar, Vencer, Investigar e Diagnosticar» é o lema do ciclo de WebSeminars, organiza...

por Zózimo Zorrinho | 02.07.2020

Filme «Saúde Digestiva by SPG»

A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) está a divulgar o filme «Saúde Digestiva by SPG».<b...

por Zózimo Zorrinho | 01.07.2020

Ministra da Saúde reconhece limitações na área da Saúde  Pública

A ministra da Saúde reconheceu esta quarta-feira limitações na área da saúde pública na Região de Li...

por Zózimo Zorrinho | 01.07.2020

​ Candidaturas ao Prémio Saúde Sustentável 2020 já estão abertas

Estão abertas, a partir de hoje, as candidaturas para a nona edição do Prémio Saúde Sustentável.  Es...

por Teresa Mendes | 30.06.2020

Miguel Pavão é o novo bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas 

 Miguel Pavão é novo bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), sucedendo a Orlando Monteiro d...

por Teresa Mendes | 29.06.2020

Estudo mostra em humanos como as células adiposas humanas são afetadas pela...

O conhecimento da forma como o tecido adiposo humano é afetado pela idade tem sido definido por nume...

por Teresa Mendes | 29.06.2020

Fnam teme colapso dos serviços de saúde durante previsível nova vaga de SAR...

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) está preocupada com a ausência de medidas concretas e urgent...

por Teresa Mendes | 26.06.2020

Portugal adquire dois milhões de vacinas contra a gripe

Portugal já garantiu a aquisição de dois milhões de vacinas contra a gripe, revelou esta quarta-feir...

por Teresa Mendes | 26.06.2020

Médicos de saúde pública defendem contratação «urgente» de mais profissiona...

O presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANMSP) defendeu esta quinta-feira...

A reprodução total ou parcial deste site é proibida,
excepto se autorizada expressa e previamente pela Impremédica, Imprensa Médica, Lda.,
nos termos da legislação em vigor.