Abertas as inscrições para o 1.º Curso de Pós-Graduação em Geriatria Clínica
por Teresa Mendes | 05.06.2020
Formação decorre de 1 de novembro de 2020 a 21 de novembro de 2021
A Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia (SPGG) promove, de 1 de novembro de 2020 a 21 de novembro de 2021, o 1.º Curso de Pós-Graduação em Geriatria Clínica.
A organização destaca que a metodologia «foi adaptada de forma a tornar o curso, com carga horária concentrada nos fins de semana, muito interativo», através de quizzes, discussão de casos clínicos e apresentações.
«Aspetos médico-sociais e psicológicos do envelhecimento», a «Dor no idoso» e ainda «Cuidados hospitalares, comunitários e domiciliário» são alguns dos muitos temas a abordar, que pode consultar aqui.
Com duração de dois semestres, a formação destina-se a licenciados em Medicina ou detentores do Mestrado Integrado em Medicina, tendo como objetivos gerais «dotar o médico prático dos conhecimentos e das habilidades no campo da medicina geriátrica e habilitá-lo a lidar com os problemas particulares do doente idoso, com um foco muito especial na prevenção da doença e na melhoria da qualidade de vida».
A formação permitirá conhecer de forma mais aprofundada as grandes síndromes geriátricas e as doenças mais prevalentes, melhorar a relação médico-doente idoso, a capacidade de abordagem multidisciplinar e gestão terapêutica da multimorbilidades ou ainda ensinar «como desprescrever»
O treino da decisão clínica pela discussão conjunta de casos clínicos típicos em cada uma das especialidades médicas «é provavelmente a forma mais eficaz de conseguir estes objetivos», considera a organização, acrescentando que esta formação permitirá conhecer de forma mais aprofundada as grandes síndromes geriátricas e as doenças mais prevalentes neste grupo etário; melhorar a relação médico-doente idoso, a capacidade de abordagem multidisciplinar e gestão terapêutica da multimorbilidades ou ainda ensinar «como desprescrever», uma das maiores dificuldades identificadas pelos médicos de família e internistas é a interrupção de medicação iniciada pelo médico especialista.
No final da formação, será realizada uma avaliação formal de conhecimentos, bem como um trabalho de conclusão de curso. A direção do curso está a cargo de Ovídeo Costa (Cardiologista com competência em Geriatria), Manuel Carrageta (especialista em Cardiologia, Medicina Interna, Farmacologia clínica e Geriatria), Agostinho Monteiro professor jubilado da Faculdade de Medicina do Porto, especialista em Medicina Interna com competência em Geriatria).
Os interessados podem realizar a sua inscrição aqui.
Todas as informações no site oficial, aqui.
20tm23t
05 de Junho de 2020
2023Pub6f20tm23t
Publicado previamente em www.univadis.pt
A organização destaca que a metodologia «foi adaptada de forma a tornar o curso, com carga horária concentrada nos fins de semana, muito interativo», através de quizzes, discussão de casos clínicos e apresentações.
«Aspetos médico-sociais e psicológicos do envelhecimento», a «Dor no idoso» e ainda «Cuidados hospitalares, comunitários e domiciliário» são alguns dos muitos temas a abordar, que pode consultar aqui.
Com duração de dois semestres, a formação destina-se a licenciados em Medicina ou detentores do Mestrado Integrado em Medicina, tendo como objetivos gerais «dotar o médico prático dos conhecimentos e das habilidades no campo da medicina geriátrica e habilitá-lo a lidar com os problemas particulares do doente idoso, com um foco muito especial na prevenção da doença e na melhoria da qualidade de vida».
A formação permitirá conhecer de forma mais aprofundada as grandes síndromes geriátricas e as doenças mais prevalentes, melhorar a relação médico-doente idoso, a capacidade de abordagem multidisciplinar e gestão terapêutica da multimorbilidades ou ainda ensinar «como desprescrever»
O treino da decisão clínica pela discussão conjunta de casos clínicos típicos em cada uma das especialidades médicas «é provavelmente a forma mais eficaz de conseguir estes objetivos», considera a organização, acrescentando que esta formação permitirá conhecer de forma mais aprofundada as grandes síndromes geriátricas e as doenças mais prevalentes neste grupo etário; melhorar a relação médico-doente idoso, a capacidade de abordagem multidisciplinar e gestão terapêutica da multimorbilidades ou ainda ensinar «como desprescrever», uma das maiores dificuldades identificadas pelos médicos de família e internistas é a interrupção de medicação iniciada pelo médico especialista.
No final da formação, será realizada uma avaliação formal de conhecimentos, bem como um trabalho de conclusão de curso. A direção do curso está a cargo de Ovídeo Costa (Cardiologista com competência em Geriatria), Manuel Carrageta (especialista em Cardiologia, Medicina Interna, Farmacologia clínica e Geriatria), Agostinho Monteiro professor jubilado da Faculdade de Medicina do Porto, especialista em Medicina Interna com competência em Geriatria).
Os interessados podem realizar a sua inscrição aqui.
Todas as informações no site oficial, aqui.
20tm23t
05 de Junho de 2020
2023Pub6f20tm23t
Publicado previamente em www.univadis.pt
Abertas as inscrições para o 1.º Curso de Pós-Graduação em Geriatria Clínica