Alexandra Marinho | 05.01.2017
Com frio e chuva, recomenda-se gorro, luvas, cachecol e… proteção dos ouvidos!
Opinião de Alexandra Marinho
Não existe uma altura indicada e única para que haja um cuidado específico no que respeita à saúde.
Seja verão ou inverno, é importante não descurar dos cuidados básicos, mantendo, assim, um corpo saudável e uma mente sã. No entanto, existem de facto determinadas alturas que é necessário alertar para determinados riscos de acordo com a altura do ano.
Na verdade, o inverno é a estação do ano em que os dias frios e chuvosos imperam, sendo consequentemente a altura do ano mais propícia à existência de doenças como as otites médias agudas.
De acordo com o último estudo sobre a audição dos portugueses, realizado pela GAES – Centros Auditivos, as otites constituem-se como um dos problemas que mais afeta a população portuguesa, sendo que 60% dos casos manifestam-se nos principais meses de inverno.
É importante alertar a população para uma maior consciencialização de que infeções auditivas, como a otite média que é a mais frequente nesta época, podem levar à perda auditiva.
Este problema é caracterizado por uma inflamação na orelha média, afetando qualquer indivíduo, independentemente da idade.
Estima-se que 9% a 18% das crianças poderão vir a ter três ou mais infeções destas no primeiro ano de vida.
Na maioria dos casos, existem tratamentos rápidos que poderão ser eficazes à resolução da problemática.
Alexandra Marinho alerta para a importância dos cuidados redobrados a ter na época de maior frio, prevenindo doenças que tendem a aparecer nesta época do ano, nomeadamente as otites médias agudas
No entanto, há situações em que a inflamação é tão grave que pode levar a complicações como paralisia facial ou meni
Com frio e chuva, recomenda-se gorro, luvas, cachecol e… proteção dos ouvidos!