e dos avós.
Por outro lado, os avós devem atenuar a ansiedade de darem conselhos constantemente, uma vez que também é importante que os filhos tomem as suas próprias decisões (ainda que, por vezes, possam não ser as mais acertadas…) e que cometam os seus próprios erros.
Educar é errar e voltar a tentar.
Avós que valorizam os filhos sobre a forma como exercem a paternidade dão um enorme contributo para a sua auto-estima, e, por conseguinte, para a educação dos netos.
É importante que os avós se “emprestem” como modelos, como bons exemplos.
A observação é a mais poderosa ferramenta de aprendizagem, tanto para os pais como para as crianças.
No frenesim do dia-a-dia, os avós são um bom suporte, por vezes apenas emocional, mas muitas vezes de uma forma mais prática, o que se torna numa ajuda preciosa.
Alguns avós possibilitam que os pais continuem a ter momentos a dois, importantes para uma relação conjugal saudável, permitindo-lhes também desfrutar em exclusivo da companhia dos netos.
Apesar de os avós modernos terem uma vida laboral activa até mais tarde, momentos de partilha entre avós e netos são muito importantes.
Os avós permitem que se criem rituais, como por exemplo, a reunião da família num almoço de aniversário.
Para as crianças, o contacto com os avós é muito valioso, pois permite-lhes aprender a respeitar desde cedo, pessoas com mais experiência de vida.
Este contacto com os avós dá-lhes também a possibilidade de ouvirem histórias sobre os seus pais, o que fará com que haja uma melhor compreensão da própria história de vida.
Crie rotinas com os seus netos, faça com que se sintam especiais (porque realmente o são), partilhe histórias, despenda tempo com cada um individualmente, divirta-se!
Estará a criar momentos únicos que ficarão para sempre na memória de todos.
--------
*Psicóloga Clínica na «Pequenos e CRESCIDOS»
---------------
Website:http://
www.pequenosecrescidos.pt/
Facebook:https://
www.facebook.com/pequenosecrescidos/
18JMA28Z
12 de Julho de 2018
1828Pub5f18JMA28Z
A importância dos avós